São Pedro da Aldeia


São Pedro da Aldeia é um dos principais centros históricos e culturais, cuja história se entrelaça com o enredo nacional e também do Estado do Rio de Janeiro. Abriga monumentos de grande importância como a Casa da Flor (a qual recebeu o Prêmio Culturas Populares pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural/ Ministério da Cultura em 2007) e igrejas construídas pelos padres na fundação da aldeia, como a Igreja Matriz de São Pedro. Nesta cidade, encontra-se a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), sede do Comando da Força Aeronaval, da Marinha do Brasil, exercendo um importantíssimo papel na defesa nacional. BAeNSPA abriga ainda o Museu da Aviação Naval.



Praça Doutor Plínio Assis Tavares: Nela está o marco histórico da cidade, com referência às principais datas de São Pedro da Aldeia. Veja também o canhão do século XVI que, segundo a história, esteve colocado durante séculos na Praia da Ponta da Peça, defendendo a região do ataque de aventureiros.

Casa dos Azulejos: é o imóvel mais imponente da avenida, construída em 1847. Abrigou, em visita à região, a Princesa Isabel e seu marido, o Conde d'Eu. Observe que alguns imóveis apresentam telhados de duas águas e outros, por sua vez, construíram platibandas em suas fachadas, provavelmente na década de 20, para evitar que as águas das chuvas caíssem dos telhados sobre os pedestres.

Praça Agenor Santos: Nela você encontra um dos mais belos postais de São Pedro da Aldeia, o conjunto arquitetônico da Igreja dos Jesuítas, construída nos séculos XVII e XVIII, na antiga Aldeia dos índios, e que preservam em seu interior imagens sacras. Foi construída conforme a técnica da época: com pedra, cal e óleo de peixe. A Igreja da Frente ou Capela do Sagrado Coração é mais recente, construída no século XIX. Ao lado da igreja antiga encontra-se o Cemitério Paroquial, fundado em 1850 pela Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento, ficando conhecido como Cemitério da Irmandade. Alguns jazigos são obra do artista-escultor Francisco de Salles, e apresentam imagens escultóricas em mármore, compondo um rico acervo de arte funerária. Prosseguindo nossa caminhada, não deixe de visitar a Biblioteca Pública Professor Cordelino e a Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, que apresenta exposições de artes plásticas e artesanato de artistas aldeenses.





São Pedro da Aldeia (2016):
área: 339.647 Km 2.
População: 93.659 habitantes
Clima: Tropical com inverno seco
Fuso Horário: UTC -3 horas
Distância do Rio de Janeiro: 135 km
Idioma: Português
Moeda Local: Real
Telefones úteis:
Hospital: (55) (22) 2621-8635
Táxi: (22) 2621-1767
Rodoviária: (55) (22) 2627-7055//2621-1559
Centro de Informação Turística: (55) (22) 2621-1559

Support









  • MARINHA DO BRASIL - CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
  • Copyright ® 2016 - Powered by CB-IF JAMES