Casimiro de Abreu


O grande diferencial de Casimiro de Abreu é a associação da serra e do mar no contexto turístico. Poucas cidades foram contemplados com tamanha riqueza natural. Além disso, há o potencial histórico . Há o museu Casa de Casimiro de Abreu onde o poeta que empresta o nome à cidade viveu parte de sua vida , e o conjunto arquitetônico da Beira Rio, no distrito Barra de São João. Há também a Estação Ferroviária, construída no século XIX, que além de ser um dos cartões-postais, hoje é um espaço que abriga todos os tipos de manifestações artísticas.

O ecoturismo é uma das principais vocações. Partindo da sede do município às margens da BR-101 está a Estrada Serramar (RJ 142) que liga Casimiro de Abreu à Nova Friburgo um verdadeiro paraíso natural com cachoeiras, córregos e animais silvestres. Há ainda as belezas do distrito de Barra de São João. A Beira-Rio conta com uma paisagem encantadora, que tem ao fundo o Morro São João, um vulcão extinto com quase 800 metros de altura, compondo o cenário com o manguezal preservado e águas limpas.

O cemitério que fica ao fundo da Capela de São João Batista, construída pelos jesuítas em 1638, abriga o túmulo do poeta Casimiro de Abreu. Embaixo da elevação onde fica este conjunto arquitetônico está a Prainha, que abriga a foz do rio São João. A vista dali inclui ainda a antiga ponte ferroviária, que desabou sem nunca ter sido usada por um trem, e hoje é cartão postal da cidade.



Links Úteis:


Casimiro de Abreu
explorevale.com.br
serramarrio.com.br
Barra de São João

  VÍDEOS:


Support









  • MARINHA DO BRASIL - CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
  • Copyright ® 2016 - Powered by CB-IF JAMES